• Português
  • English
  • Español
  • Français

Você está aqui

FST2016: FsmPoa+15

FORUM SOCIAL MUNDIAL DA SAÚDE E DA SEGURIDADE SOCIAL

 

Agenda Geral do FSMSSS

O FMSSS desenvolverá em Porto Alegre entre os dias 20, 21 e 22 de janeiro, discussões organizadas em três blocos sucessivos, divididos em sessões com apresentações de 10 minutos sucedidas por debates em cada sessão.

No dia 20.01.16 em um primeiro bloco de debates começaremos por compor um panorama da hegemonia conservadora em torno à seguridade social e as agendas e mecanismos que esta hegemonia vem desenvolvendo tanto em escala mundial como em escala regional e local, No contexto desta análise de conjunturas e contextos queremos explorar as maneiras de caracterizar e enfrentar a hegemonia conservadora expressa nas narrativas sobre o combate a pobreza com caráter focalizador, a seguridade social vinculado ao trabalho contributivo e o ataque ao conceito de bens públicos expressos na lógica do mercado, contrapondo os conceitos de ilegalidade da pobreza, a afirmação dos bens comuns da humanidade e de sistemas universais de seguridade social, sustentados por sistemas tributários progressivos e serviços públicos de uso universal.

Sessões

1-Introdução geral do Fórum da Saúde e da Seguridade Social e projeções dos seus produtos na luta a seguir / Armando De Negri Filho FSMSSS / RBCE

2-Panorama Internacional suas linhas de resistência e de construção contra hegemônica

Francine Mestrum - Global Social Justice e FSMSSS - Bélgica.

Aziz Rhali – Rede Marroquina pelo Direito a Saúde e Fórum de Direitos Humanos do Magreb. FSMSSS – Marrocos.

Erika Arteaga - Alames Ecuador / Laboratorios de Políticas Públicas Universalistas. Revolución ciudadana, participación y criminalización de la lucha social.

Juan Cuvi  (DONUM / Plataforma por el Derecho a la Salud). Construcción de contrahegemonía al capital. Privatización de la salud en el Ecuador.

Manuela Villafuerte Merino (Red de Género de ALAMES / Movimiento de Mujeres de Sectores Populares Luna Creciente/ Plataforma Nacional por los Derechos de las Mujeres.

Retrocesos en derechos de las mujeres en Ecuador:  Alternativas y resistencias. 

 

Participaçao via vídeo da CSA - Confederación Sindical de Trabajadores/as de las Américas

 

3-Panorama nacional brasileiro e as lutas de resistencia e alternativas na construção da contrahegemonia no campo da seguridade social.

 

Maria do Socorro de Souza. Ex-presidente do CNS - Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

Madalena Margarida da Silva – Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT. Maria de Fátima Veloso Cunha – Secretária Nacional Adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT.

Carlos Botazzo – Associação Paulista de Saúde Pública – APSP e Faculdade de Saúde Pública da USP.

Maria Laura Bicca – Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FNAS.

 

No dia 21.01.16, em um segundo bloco de debates iremos examinar as estratégias de educação / ação políticas necessárias para desenvolver capacidades na sociedade civil, na sociedade política e no estado para poder promover políticas sociais transformadoras.

Sessões

1-A iniciativa do FSMSSS para a conformação de uma rede de laboratórios de políticas públicas universalistas e suas projeções em outras iniciativas

Armando De Negri Filho – Brasil

Francine Mestrum -  Global Social Justice e FSMSSS - Bélgica.

Aziz Rhali – Rede Marroquina pelo Direito a Saúde e Fórum de direitos Humanos do Magreb. FSMSSS – Marrocos.

Erika Arteaga - Alames Ecuador / Laboratórios de Políticas Públicas Universalistas. 

 

2-Iniciativas e propostas na Educação Política para a Universalidade dos Direitos e das Proteções Sociais no Brasil

Carlos Botazzo – Associação Paulista de Saúde Pública – APSP e Faculdade de Saúde Pública da USP – São Paulo.

Katia Souto - Diretora do departamento de Apoio a Gestão Participativa do Ministério da Saúde - DAGEP/MS.

Madalena Margarida da Silva – Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT.

Maria de Fátima Veloso Cunha – Secretária Nacional Adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT.

GHC / Porto Alegre – RS.

Alcides Miranda – ABRASCO e UFRGS.

Maria Laura Bicca – Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS.

3-Uma iniciativa de Pesquisa Ação para a garantia dos direitos humanos nos serviços de urgências Armando De Negri Filho – RBCE. O trabalho inspirador dos direitos humanos nas urgências da Irlanda do Norte e suas projeções no Brasil na Campanha dos Direitos Humanos nas Urgências da rede Brasileira de Cooperação em Emergências – RBCE.

Mauricio Stédile – Rede de Médicos Populares e RBCE.

Ricardo Kuchenbecker – HCPA.

No dia 22.01.16 em um terceiro e último bloco estaremos examinando os próximos passos em termos de atividades e projetos estratégicos que possam ser trabalhados conjuntamente no âmbito nacional e regional, particularmente na ocupação política dos espaços como UNASUR e MERCOSUL e projetando a I Conferencia Nacional de Seguridade Social no Brasil e a I Conferencia Sul Americana em Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, além de discutirmos as formas de participação junto ao FSMSSS no marco do próximo FSM em Montreal Canadá em agosto de 2016.

Sessões

1-Projeção internacional das Conferencias

Denise De Rocchi - professora e mestre em Relações Internacionais, Coordenadora do Curso de RI do Centro Universitário Ritter dos Reis – Uniritter – Campus Porto Alegre. A agenda social no processo de integração regional e o papel da sociedade civil e do Brasil.

Armando De Negri Filho – FSMSSS e RBCE - Brasil. Histórico dos processos de conferencia de saúde e seguridade social e sua vigência no cenário nacional e internacional.

Francine Mestrum - Global Social Justice e FSMSSS - Bélgica. Relevância das iniciativas de Conferencia para a realidade europeia.

Aziz Rhali – Rede Marroquina pelo Direito a Saúde e Fórum de Direitos Humanos do Magreb. FSMSSS – Marrocos. A conferencia / fórum de sistemas universais do Magreb em 2016.

Erika Arteaga - Alames Ecuador / Laboratórios de Políticas Públicas Universalistas. Sobre a importância de uma conferencia sul-americana.

2-Sobre a conferencia nacional brasileira de Seguridade Social

Madalena Margarida da Silva – Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT. Maria de Fátima Veloso Cunha – Secretária Nacional Adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT.

Alcides Miranda – ABRASCO e UFRGS.

Maria Laura Bicca – Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS.

Ronald Ferreira dos Santos - Presidente do CNS Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

 

 

País:

Data do Conflito: 
quarta-feira, 20 Janeiro, 2016 to sexta-feira, 22 Janeiro, 2016